Casa vertical: projeto inovador tem a frente toda de vidro. Foto: Divulgação
Localizada em um dos poucos lotes em Dallas elevados o suficiente para apreciar a vista do horizonte da cidade, a Casa vertical de cinco andares se eleva acima das copas das árvores.
Imagens: Paul Finkel
Primeiramente, a casa é caracterizada por linhas limpas, paredes de vidro e esculturas. Em seguida, esta casa oferece um contraponto intrigante ao ambiente tropical de seu cenário de floresta. O proprietário, um colecionador de plantas exóticas, queria uma casa que não apenas maximizasse as vistas, mas também mantivesse a privacidade.
- Natureza na decoração: veja peças para se inspirar
- Desastres arquitetônicos: jovem fotografa as casas mais feias da Bélgica
- Marido transforma sótão assustador em closet dos sonhos da esposa; veja fotos
Portanto, a casa, que foi concebida por Miró Rivera Architects, tem dois volumes entrelaçados e contrastantes: uma metade é transparente e orientada para a vista dos jardins, enquanto a outra metade é sólida e voltada para proporcionar privacidade aos espaços internos.
Começando no nível mais baixo, duas paredes externas de 60 pés de altura fornecem o principal suporte estrutural da casa, além de oferecer sombra e privacidade aos espaços internos. A verticalidade das paredes – combinada com a pegada compacta da estrutura – acentua a altura da casa.
O primeiro andar é parcialmente escavado no local e acessado através de uma entrada em espiral esculpida na rocha calcária. Além disso, a entrada de carros termina em uma pequena quadra de automóveis, e o primeiro andar da casa contém uma garagem, salas de armazenamento/utilidades e lavabo.
No entanto, a entrada principal da casa está localizada no segundo andar. Os visitantes estacionam em uma quadra de automóveis separada e seguem um caminho pelos jardins com flora nativa e exótica antes de atravessar por uma passarela de aço exposta com corrimãos de vidro.
Uma varanda em balanço – a parte inferior com acabamento em madeira de Ipê – projeta-se no quarto principal no terceiro andar para definir a entrada.
Movendo-se verticalmente pela casa a partir da entrada, todos os principais espaços são imediatamente acessíveis a partir da escada de vidro (refletindo um dos principais requisitos do cliente). As vistas da paisagem e do horizonte se tornam cada vez mais impressionantes à medida que o solo desce, e uma sensação de suspensão ocorre.
O terceiro andar abriga a suíte master, enquanto no quarto andar a sala parece pairar no ar – uma sensação reforçada por uma lareira feita de chapa de aço que parece pairar na frente das janelas. A paleta de materiais discretos em todo o interior consiste em paredes brancas e pisos de concreto polido, com uma parede de mármore de Carrara combinado com corrimão que percorre a altura da escada que liga todos os pisos.
A propriedade termina em um convidativo terraço ao ar livre, que oferece vistas de 360 graus de tirar o fôlego. Uma claraboia mecânica fornece acesso a partir do interior, e o terraço é protegido do sol da tarde por uma extensão da parede, que gira 90 graus para formar uma pérgola arejada.
Por fim, a água da chuva capturada do telhado complementa a irrigação para o paisagismo ao redor. Uma casa com piscina localizada no lado norte da propriedade contém uma academia e acomodações para hóspedes ao lado da piscina de 90 metros.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.com.br Fotos: Divulgação. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.